História
O SNEET – Sindicato Nacional dos Engenheiros, Engenheiros Técnicos e Arquitectos, estrutura associativa de vasta expressão sócio-profissional, foi criado em 1942, por reconversão do Grémio Técnico Português, fundado em 1860.
O SNEET possui actualmente mais de 5.000 sócios, em Portugal, no Continente e nas Ilhas adjacentes.
Os Engenheiros, Engenheiros Técnicos e Arquitectos encontram-se espalhados pelo Mundo, na Europa, Canadá, Estados Unidos da América, Brasil, Macau e países Africanos.
A Direcção do SNEET encontra-se sediada em Lisboa, possuindo delegados em Aveiro, Braga, Bragança, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, nas Ilhas dos Açores e da Madeira
Por alteração de estatutos, o SNEET passou a representar Engenheiros, Engenheiros Técnicos e Arquitectos, integrando igualmente os Engenheiros Técnicos Agrários do SETCA.
Os Engenheiros e Arquitectos representados pelo SNEET desenvolvem a sua actividade em todos os sectores produtivos nacionais: industrial, comercial, serviços, agrícolas, públicos e privados. É igualmente de realçar o papel desempenhado pelos engenheiros na direcção de obras, assim como na coordenação de Segurança e Higiene no trabalho.
A sua contribuição tem sido decisiva para o desenvolvimento socio-económico do país, de que são exemplos concretos importantes obras de engenharia realizadas em Portugal, África e Brasil.
O valor actual da quota cifra-se em 2% do Salário Mínimo Nacional e é dedutível no IRS em 150% do valor da quota.